quinta-feira, 3 de novembro de 2011

VIVO RIO - Associação Saúde Criança - Rio de Janeiro

Em plena segunda feira, dia 24 de Outubro, aconteceu o show beneficente do Saúde Criança, no espaço VIVO RIO, nas mediações do Aterro do Flamengo. O evento contou com a presença de Kid Abelha, Fernanda Abreu, Rodrigo Santos, Mart'nalia e o Frejat, a grande atração da noite.



Frejat entrou com seu violão, bem discreto, cantando suas músicas mais românticas:


Depois, em cena com Rodrigo Santos, mostrou com uma atuação explosiva porque é considerado um dos maiores roqueiros brasileiros:
A Associação Saúde Criança merece parabéns pelo trabalho realizado durante 20 anos!

domingo, 23 de outubro de 2011

Festa Portuguesa em Cabo Frio - RJ

Cabo Frio é uma das grandes cidades do Rio de Janeiro, a sétima cidade mais antiga do Brasil, prestes a completar seus 396 anos em 13 de novembro 2011. Banhada pelo mar e com praias maravilhosas, foi nas margens do Canal Boulevard o local onde estacionou a festa portuguesa, uma festa de união entre as culturas portuguesa e brasileira.

Várias bandeiras de Portugual foram colocadas em postes de Iluminação ao longo de toda cidade. Quem não conhecia a cidade não se perdeu no caminho se seguiu as bandeirinhas, foi o meu caso!

Comidas típicas e um pouco de artesanato, esse foi o foco da festa no Boulevard Canal. Não tava muito agradável o dia, o tempo chuvoso e frio ofuscou um pouco a celebração. Mas tudo bem, tinha Feijão branco com polvo, pasteis de belém, cervejas ótimas e vinhos importados de Portugal. Show!




Então fica registrado esse dia maravilhoso que o Rio de Janeiro me ofereceu!


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Bacia de Campos - Rio de Janeiro

O motivo da minha ausência durante esse mês foi um embarquei que fiz no ACERGY CONDOR, um navio do tipo PLSV (Pipe Laying Support Vessel) responsável pelo lançamento de linhas.

O trabalho nada mais é do que colocar no fundo do mar linhas flexíveis (apesar de ter esse nome são feitas de aço e material polimérico) e fazer Pull in, a ligação dessas linhas com a plataforma e o poço.

Isso é uma operação de grande complexidade, devido as profundidades de lâmina d'água , profundas - ultraprofundas e vários km distante da costa.


Navio aliviador posicionado para receber carga de petróleo de uma plataforma.

domingo, 11 de setembro de 2011

Armação de Búzios - Rio de Janeiro

Búzios não é uma única praia e sim um complexo de praias, umas pequenas e outras grandes, porém uma qualidade todas têm em comum, a beleza encantadora de praias montanhosas!


A praia da Tartaruga é uma das pequenas praias de Búzios, limitadas por rochas gnáissicas e xistosas, com idade fora do alcance da racionalidade normal, só entendida por pessoas com noção de idade geológica. O metamorfismo búzios, último evento geológico que atingiu essa região, foi datado por isótopos de U-Pb, em minerais de monazita e zircão com 520 Milhões de anos. Isso é mais antigo que a idade dos Dinossauros, que entre aparecimento e extinção têm respectivamente 250 e 65 milhões de anos, era Mesozóica.

Clique na foto para ampliar!
 Em um único lugar consegui tirar essas fotos lindas!

No centro temos um shopping a céu aberto, com lojas de marcas nacionais e internacionais, restaurantes chiques, boates bacanas como a Pachá (da Ilha Ibiza) e Previlege (famosa boate de Juiz de Fora), vários barzinhos elegantes com músicas pra todo estilo de música e ambientes que nos leva a acreditar que esse lugar é mágico.

A Rua das Pedras é sem dúvida o palco desse show de beleza e elegância, ironia levar a sério o ditado que devemos evitar as pedras do caminho depois de conhecer esse lugar...

 
Clique na foto para ampliar!
 A praia do centro é onde fica a muvuca toda, com vários bares, restaurantes e boates. Lá é possível fazer passeio de barco nas praias e conhecer algumas ilhas. Os passeios de barco são variados, com músicas e buffers, onde 2 horas e meia de percurso com toda mordomia sai, em média para 50 pessoas, R$ 3.500,00.

A famosa Brigitte Bardot andava nas praias de Búzios na década de 60, consequentemente deu fama a região, pouco conhecida antes de sua chegada. Uma homenagem da prefeitura local para essas visitas da atriz francesa pode ser vista com a criação da Orla Bardot e a estátua dela em bronze, na praia do centro.

Clique na foto para ampliar!
Conhecida por ser a praia dos argentinos e uruguaios (com presença massiva), curiosamente no inverno a água do mar é mais quente e no verão o contrário, mais gelada, provavelmente influenciada pelas correntes marinhas.


Clique para ampliar!
Assim, fica registrado mais uma visita inesquecível a Búzios, uma praia que merece mais visitas e mais postagem no meu blog!




terça-feira, 6 de setembro de 2011

Santa Teresa, bairro tradicional do Rio de Janeiro!

Esse bairro se desenvolveu no Morro do Desterro, ao redor de um convento do Rio de Janeiro, entre o Centro (Lapa) e os bairros antigos da República (Gloria - Catete) , tendo sua história ainda perceptível em algumas casas tradicionais e lugares que nos remetem a um passado distante. Preferido por artistas da região, esse lugar foi habitado por cariocas que buscavam climas mais frescos no verão, sem contar o visual inspirador que se tem de toda cidade. Ainda hoje, Santa Teresa é dominada por vários Ateliês e artistas de rua que buscam vender ou simplesmente expor suas obras primas! 


O Parque das Ruínas é um ponto turístico obrigatório para quem vai ao bairro e sem dúvida um dos mais belos cartões postais do Rio de Janeiro. Pão de Açucar, Ponte Rio-Niterói, Arcos da Lapa, Cristo Redentor... tudo isso é possivel ver do mirante costruído no pico desse castelo, deixando toda a beleza da cidade ao seu alcance.

Olha só do que eu tô falando:


Olha o visual do Cristo Redentor:


As ruas são estreitas e ladeiradas, vários largos enjardinados, o que transformam essas vias num labirinto de pedra e ferro, por onde passam os famosos Bondinhos, no momento paralisado devido aos acidentes, um deles com mortos há poucas semanas. Infelizmente não tive oportunidade de andar nessas "relíquias perigosas".


A gastrônomia de Santa Teresa é muito conhecida, visitada por jovens de todo lugar do mundo, sendo ponto de encontro nos fins de semana. Não se espante caso você encontre casais recém casados, artistas globais, intelectuais ou alguma criatura estranha (geólogos...rs) tomando "umas" no domingo para lavar a ressaca do dia anterior.

Bar do Mineiro é bem tradicional e está localizado próximo ao Largo dos Guimarães.

Quando tiver oportunidade de visitar a Cidade Maravilhosa, reserve alguns momentos de alegria e prazer nesse lugar que encanta nossos olhos e coração.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Oficina de Equipamentos Submarinos - EQSB/ Parque de Tubos, Macaé-RJ.

Os equipamentos aqui mostrados são essenciais para permitir a produção de óleo nos campos marinhos. 

Depois de longas pesquisas e brilhantes estudos dos geólogos e geofísicos, para descoberta dos campos de petróleo nas bacias sedimentares marítimas, as equipes de produção planejam e implantam projetos de extração do óleo, de natureza submarina. Esses projetos subaquáticos chegam a formar complexos arranjos de dutos e equipamentos de alta tecnologia, que desafiam os limites de produção em ambientes hostis, águas ultraprofundas.

O poço é a célula unitária desse complexo arranjo de "alto porte tecnológico", a porta de entrada de vários equipamentos e um show de inovação e criatividade da engenharia. A Árvore de Natal Molhada (ANM), Base Adaptadora de Produção (BAP), Tree Cap e suas ferramentas de instalação são exemplos disso.


Nessa oficina estão algumas ferramentas de testes e peças de equipamentos que vão ou foram ao fundo marinho. A Árvore de Natal Molhada (ANM), reza lenda ter esse nome por lembrar uma árvore de natal quando coberta de neve nos poços terrestres do Texas, junto com a BAP são os equipamentos mais comuns desta oficina e trabalham como um conjunto de válvulas e adaptadores que controlam a vazão dentro dos tubos de produção de óleo.

Alem da ANM, a BAP serve de base para adaptação, comando de equipamentos e interliga outros poços com linhas de produção, de injeção de fluido e cabos eletrônicos submarinos, formando um complexo sistema de engenharia subterrânea.



Quando um desses equipamentos voltam do mar, seja pra manutenção ou por mal funcionamento, revelam as marcas dos seres que aproveitam a carcaça para construirem seus habitats, deixando um cheiro forte de maresia e muita marca de organismos marinho, sendo possivel sair algum siri dentro da oficina.

 Não vou encher o blog de nomes técnicos mas vale a pena saber que existe uma oficina que lida com manutenção e instalação de um acervo de equipamentos em águas onde só o robô consegue ir.

Oficina da US-SUB/EQSB, Eu estive lá!

domingo, 28 de agosto de 2011

Festival da Cachaça de Paraty-RJ

FESTIVAL DA CACHAÇA DE PARATY- RJ,

Parada obrigatória dos aventureiros!
Com muita diversão e regado a uma variedade de  bebidas tipicamente brasileira, fermentada da cana de açúcar, a juventude da região sudeste se encontra na cidade de Paraty, último município do Rio de Janeiro, na fronteira com São Paulo.

A cidade apresenta aquele clima aconchegante, onde nesse época do ano, o clima do finalzinho do inverno ajuda na desculpa de tomar aquela "marvada" pra esquentar. A cidade tá cheia nesses dias de festa, pousadas e hotéis com vagas são raros e as lojas de artesanato (souvenir) tá repleta de coisas interessantes, onde é comum ver os artistas locais trabalhando pesado. 

A 10 km antes do acesso a cidade, pela BR-101 vindo do Rio, existe um porto com acesso a ilha do Araújo, onde ficamos hospedados numa pousada bastante agradável, interagindo com a natureza e os animais.  O café da manhã bem acompanhando, nas margens dessa ilha, é um renovo para alma.


A noite tem muita festa na área reservada para shows e acontece o encontro dos baladeiros, bastante agradável e bem selecionado, bom para se divertir sem aborrecimentos. Não se espantem com a quantidade de mulheres colocando cana pra fora, geralmente a cachaça doce é a preferência delas, o que engana facilmente o nível de teor alcoólico dos drinques envenenados.  

Eu e minha turma conferimos tudo de perto! 


sábado, 6 de agosto de 2011

Essa minha Geologia!

Olá Pessoal,
para quem não me conhece ai vai minha apresentação: Sou pernambucano, geólogo formado em 2009 na UFPE, trabalho atualmente na Petrobras com Geologia Marinha em Macaé-RJ e possuo grau de mestre na área de Geoquímica  mineral de Urânio e Elementos Terras Raras, na UFPE.

Enfim, como vocês podem ver tento manter meus conhecimentos sobre geologia bem diversificados, apesar disso  não significar que sei muito sobre as formações geológicas e complexos rochosos da nossa terra.

Estou com a proposta de colocar imagens e quando possível mapas de alguns lugares e debater alguns assuntos que acho interessante, afim de divulgar um pouco da geologia e lugares que cada dia passo a conhecer mais.

Espero poder informar um pouco do que sei a estudantes e pessoas com interesse na área de geociências.
Até breve!