sexta-feira, 24 de maio de 2013

O poder da geologia no Pré Sal!

Como já dizia Lavoisier:"Na natureza nada se perde, tudo se transforma." Embora estivesse perdido por tanto tempo, sem escrever durante meses, estou de volta ao blogger transformado e mais politizado do que nunca. Quando se trabalha numa empresa alvo das capas de jornais e revistas, é praticamente normal buscar ter um conhecimento mais aprofundado das notícias e conceder uma posição a cerca da política. Esse espaço se dividirá entre geologia e política a partir de hoje, expressando algumas notícias do meu cotidiano diante do cenário político econômico.

Pouco menos de um mês para minhas férias, retomo as minhas postagens comentando uma reportagem da Folha de S. Paulo, dia 13 de maio, onde o físico Rogério Cesar de Cerqueira Leite deu sua opinião bem interessante sobre o poder do pré sal, cujo termo mais correto seria "sub sal" no ponto de vista de alguns geólogos. Essa semana acaba se confirmando a força dessa província petrolífera na última decisão da Agência Nacional do Petróleo ( ANP), adiantando os leilões do pré sal no campo de Libra para outubro. Os planos da ANP eram negociar o gás de xisto em outubro, despontado como outra fonte energética promissora,a exemplo dos Estados Unidos, porém no país esse fenômeno se dará a longo prazo, pois é bloqueado pela nossa limitação tecnológica ainda bastante onerosa. 
O interessante que essa decisão só foi tomada pela cúpula governamental, constituída entre a ANP e Ministério de Minas e Energia (MME), depois dos últimos dados geológicos do campo obtidos no poço perfurado pela Petrobras, patrocinado pela ANP, visto que o órgão terceiriza esse trabalho por não apresentar infra estrutura nem mão de obra necessária para realizar operações dessa natureza.

As atualizações das reservas desse campo de Libra é bastante otimista e apresentam valores que chegam a 12 bilhões de barris, desbancando a maior reserva conhecida no pré sal até então, Lula, com cerca de 8 bilhões de barris.

 A força do pré sal ninguém tem certeza ainda, nem o físico poderá ter seu triunfo quanto a resposta das suas indagações sobre o poderoso sub sal. Os únicos que poderão desvendar essas especulações são os geólogos exploracionistas sérios que estudam essa riqueza subterrânea.



Nenhum comentário:

Postar um comentário