quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Oficina de Equipamentos Submarinos - EQSB/ Parque de Tubos, Macaé-RJ.

Os equipamentos aqui mostrados são essenciais para permitir a produção de óleo nos campos marinhos. 

Depois de longas pesquisas e brilhantes estudos dos geólogos e geofísicos, para descoberta dos campos de petróleo nas bacias sedimentares marítimas, as equipes de produção planejam e implantam projetos de extração do óleo, de natureza submarina. Esses projetos subaquáticos chegam a formar complexos arranjos de dutos e equipamentos de alta tecnologia, que desafiam os limites de produção em ambientes hostis, águas ultraprofundas.

O poço é a célula unitária desse complexo arranjo de "alto porte tecnológico", a porta de entrada de vários equipamentos e um show de inovação e criatividade da engenharia. A Árvore de Natal Molhada (ANM), Base Adaptadora de Produção (BAP), Tree Cap e suas ferramentas de instalação são exemplos disso.


Nessa oficina estão algumas ferramentas de testes e peças de equipamentos que vão ou foram ao fundo marinho. A Árvore de Natal Molhada (ANM), reza lenda ter esse nome por lembrar uma árvore de natal quando coberta de neve nos poços terrestres do Texas, junto com a BAP são os equipamentos mais comuns desta oficina e trabalham como um conjunto de válvulas e adaptadores que controlam a vazão dentro dos tubos de produção de óleo.

Alem da ANM, a BAP serve de base para adaptação, comando de equipamentos e interliga outros poços com linhas de produção, de injeção de fluido e cabos eletrônicos submarinos, formando um complexo sistema de engenharia subterrânea.



Quando um desses equipamentos voltam do mar, seja pra manutenção ou por mal funcionamento, revelam as marcas dos seres que aproveitam a carcaça para construirem seus habitats, deixando um cheiro forte de maresia e muita marca de organismos marinho, sendo possivel sair algum siri dentro da oficina.

 Não vou encher o blog de nomes técnicos mas vale a pena saber que existe uma oficina que lida com manutenção e instalação de um acervo de equipamentos em águas onde só o robô consegue ir.

Oficina da US-SUB/EQSB, Eu estive lá!

domingo, 28 de agosto de 2011

Festival da Cachaça de Paraty-RJ

FESTIVAL DA CACHAÇA DE PARATY- RJ,

Parada obrigatória dos aventureiros!
Com muita diversão e regado a uma variedade de  bebidas tipicamente brasileira, fermentada da cana de açúcar, a juventude da região sudeste se encontra na cidade de Paraty, último município do Rio de Janeiro, na fronteira com São Paulo.

A cidade apresenta aquele clima aconchegante, onde nesse época do ano, o clima do finalzinho do inverno ajuda na desculpa de tomar aquela "marvada" pra esquentar. A cidade tá cheia nesses dias de festa, pousadas e hotéis com vagas são raros e as lojas de artesanato (souvenir) tá repleta de coisas interessantes, onde é comum ver os artistas locais trabalhando pesado. 

A 10 km antes do acesso a cidade, pela BR-101 vindo do Rio, existe um porto com acesso a ilha do Araújo, onde ficamos hospedados numa pousada bastante agradável, interagindo com a natureza e os animais.  O café da manhã bem acompanhando, nas margens dessa ilha, é um renovo para alma.


A noite tem muita festa na área reservada para shows e acontece o encontro dos baladeiros, bastante agradável e bem selecionado, bom para se divertir sem aborrecimentos. Não se espantem com a quantidade de mulheres colocando cana pra fora, geralmente a cachaça doce é a preferência delas, o que engana facilmente o nível de teor alcoólico dos drinques envenenados.  

Eu e minha turma conferimos tudo de perto! 


sábado, 6 de agosto de 2011

Essa minha Geologia!

Olá Pessoal,
para quem não me conhece ai vai minha apresentação: Sou pernambucano, geólogo formado em 2009 na UFPE, trabalho atualmente na Petrobras com Geologia Marinha em Macaé-RJ e possuo grau de mestre na área de Geoquímica  mineral de Urânio e Elementos Terras Raras, na UFPE.

Enfim, como vocês podem ver tento manter meus conhecimentos sobre geologia bem diversificados, apesar disso  não significar que sei muito sobre as formações geológicas e complexos rochosos da nossa terra.

Estou com a proposta de colocar imagens e quando possível mapas de alguns lugares e debater alguns assuntos que acho interessante, afim de divulgar um pouco da geologia e lugares que cada dia passo a conhecer mais.

Espero poder informar um pouco do que sei a estudantes e pessoas com interesse na área de geociências.
Até breve!