domingo, 16 de junho de 2013

Rio das Ostras - cidade do Jazz, Blues e Royalties!

Encarte dado no evento continha mapa, programação e informações turísticas da cidade.

Na última semana de maio, dos dias 29 a 02 de Junho de 2013, aconteceu a 11ª edição do festival de Jazz e Blues de Rio das Ostras, um dos maiores do Brasil e considerado um dos melhores festivais do gênero no mundo. Cinco dias de festival, 28 shows gratuitos em 4 palcos espalhados pela cidade, veja no mapa que constava no encarte dado no evento.

Mapa com ótima organização geográfica.
A organização do evento foi realmente impressionante, a estrutura da cidade projetada, a cidade do jazz e blues no Bairro de Costa Azul, conduziam nossas mentes à cidade de New Orleans, o berço do gênero, com paisagismo e iluminação de primeiro mundo. Detalhes como jardins, piso anti chuva, praça de alimentação, lojas , museu e tantas outras obras enriqueceram o evento marcado pelo grande porte.

Entrada da cidade do Jazz e Blues,  Costa Azul
 

Atmosfera Blues criada para a área interna da cidade do Jazz, Costa Azul.

A programação repleta de muito Jazz, com melodias complexas e muito overdose de notas musicais, se manteve fiel a proposta do evento que leva o Jazz a frente do nome do Blues.
Programação de 2013


A única pergunta que se passava na cabeça de todos era: de onde saiu tanto dinheiro para bancar esses gastos? Ah, lembre que Rio das Ostras é uma das cidades que mais arrecadam com royalties de petróleo e gás. Segundo dados da prefeitura de Rio das Ostras, só até maio desse ano, já houve o repasse de R$ 153.100.622,85 (isso mesmo, cento e cinquenta e três milhões de reais) dos royalties de petróleo aos cofres do Município. Muito dinheiro né mesmo? Pelo ao menos os moradores de Rio das Ostras podem desfrutar dos benefícios dos royalties com esses megaeventos.  

Tabela de arrecadação de royalties do município de Rio das Ostras, com queda de arrecadação comparado ao mesmo período de 2012. (fonte: prefeitura de Rio das Ostras)



quinta-feira, 6 de junho de 2013

Mais energia, pode ser nuclear!

Uma matéria do jornal O GLOBO dessa quarta feira, 06 de junho, relata negociações que estariam sendo feitas entre Brasil e Rússia, por intermédio de uma grande produtora de energia nuclear (Rosatom), para criar novas usinas com enriquecimento de urânio no país do pré sal.
O Brasil detém a 5ª maior reserva  mundial de urânio e conta com apenas 30% do território prospectado. Isso pode significar um alto potencial de sermos muito mais ricos em elementos radioativos do que se imagina.
Enfim, ainda há muitas discussões sobre os impactos que a geração de energia radiatividade pode trazer a população. Os grandes acidentes em usinas atômicas como Chernobyl e Fukushima provocam o receio da população e dividem opiniões sobre sua aceitação. O que não se pode negar é que a energia nuclear é muito atrativa por alta capacidade de geração de energia utilizando pouca fonte de matéria prima, além de ser a única matriz energética de muitos países desenvolvidos.

Veja matéria: